Sons e Ruralidades 28, 29 e 30 de Julho, Vimioso
<<É já no próximo dia 28 de Julho que começam as actividades do festival Sons e Ruralidades.
Em três dias de actividades pretende-se alcançar a fusão entre a Natureza e a Ruralidade através da expressão artística conferida pela Música Tradicional, inserida no contexto etnográfico e ambiental que a vai criando e inovando ao longo dos tempos.
No decorrer do evento serão realizadas oficinas de construção de instrumentos musicais direccionadas para crianças, oficinas de danças tradicionais portuguesas, europeias e "lhaços" de pauliteiros assim como a aprendizagem e interpretação de alguns instrumentos musicais tradicionais do Nordeste Transmontano. Igualmente serão desenvolvidas palestras e tertúlias sobre etnografia e antropologia relacionadas com a música tradicional, evidênciando as suas origens, evolução, contextos e especificidades regionais. Para complementar estas actividades, serão proporcionados arraiais tradicionais, concertos musicais com os Dazkarieh e os franceses Dite 34.
A autoria do projecto pertence às Associações ALDEIA e AEPGA e é realizado com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso, Instituto das Artes, Ministério da Cultura da Região Norte entre outras instituições da região que se uniram à organização para tornar possível o evento. Para mais informações: www.aepga.pt / www.aldeia.org >>